Beem Vindo Gaaleraa!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

O misterioso mundo dos sonhos

Mágicos, sem sentido, assustadores ou repetitivos. Descubra por que somos levadas para esse universo desconhecido e saiba usá-lo a seu favor


Para os mamíferos, sonhar é um processo tão natural quanto respirar. Desde a Antiguidade, o homem busca explicações sobre a origem e o significado dos sonhos. A curiosidade resultou em tantas teorias que não existe uma única que seja aceita por todos os estudiosos. Há quem diga que são premonições, desejos ainda não realizados, cenas do dia a dia, medos e sentimentos reprimidos, alertas de que algo não vai bem no corpo ou no psicológico ou uma mistura disso tudo. O que se pode dizer, por enquanto, sem medo de errar, é que aquelas imagens e histórias que nos surpreendem ao dormir não são ilusões e trazem uma mensagem, por mais malucas e desconexas que possam parecer.

Mas o que elas querem dizer?

Funciona como um idioma: se você não fala inglês, não vai compreender o que um norte-americano disser. Da mesma forma, não entenderá a linguagem dos sonhos se não conhece os símbolos. Cada um deles é associado a um conteúdo que pode mudar de significado, dependendo do contexto. Não é difícil imaginar que "mar" represente uma coisa para quem vive num centro urbano e costuma viajar para o litoral nas férias e outra bem diferente para quem quase se afogou por não saber nadar. Por isso, as representações funcionam como pontos de partida e a melhor pessoa para atribuir significado ao sonho é o "dono" dele.

Durante o sonho, o nosso inconsciente (processo mental que existe sem que a gente saiba ou entenda) faz uma "visitinha" ao nosso consciente, (que é o que vivemos, sabemos, conhecemos) para mostrar um lado de nós mesmas que ignoramos. Parece complicado? Não se preocupe! A Atrevidinha decifrou alguns sonhos e seus possíveis significados. Jogue-se na sua cama e leia com carinho, antes de tirar seu sono de beleza!

Decifrando Símbolos

Água: se for escura, tende a representar as emoções reprimidas ou sombrias; se for limpa, pode ser relacionada a bons sentimentos.

Morte: não precisa se assustar com esse tipo de sonho! Ele anuncia um período de transformação, mostra que uma fase velha "morreu" para uma nova nascer. A morte física costuma ser representada por uma árvore cortada.

Menina chata: ela mostra características suas de que você não gosta e que ficam escondidinhas no seu inconsciente. No sonho, você projeta esses defeitinhos em alguém que antipatiza.

Cachorro: um cão afetuoso significa bons momentos e felicidade com os amigos. Se for feroz, cuidado com amigos não confiáveis. Se o animal te morder, é um alerta para decepções.

Ser perseguido: esse é fácil! Você está com medo de alguma coisa que seu consciente desconhece. A solução é tentar decifrar quem é seu perseguidor no sonho e enfrentá-lo.

Correr e não sair do lugar: existe alguma situação que você precisa resolver e não conseguiu ou algum comportamento ou relacionamento que te prende. A dica do sonho é que existe um caminho melhor.

Comprar roupa: é um sonho que contextualiza suas obrigações como filha, amiga, estudante, enfim, seus vários papéis sociais e a construção da sua personalidade. Se estiver sem roupas, significa que você é o mais natural possível.

Queda: se for da cadeira, é um aviso de que você pode perder status por causa do seu comportamento ruim. Analise o que anda fazendo! Se for de um abismo, atenção para a escola. Quando você evita a queda é sinal de que vencerá as dificuldades.

Lua: é o símbolo da feminilidade. Está relacionado ao lado feminino, memórias, conexão com a natureza. Caminhar sob a luz do luar é diferente. Aí o símbolo é a luz, que indica que você está no caminho certo.

Amor: se o sonho mostrar um amor sincero, é sinal de felicidade à vista. Namoro anuncia êxito social. Se for um amigo muito querido, significa alegrias ou novidades com relação à pessoa vista no sonho.

CONSULTORIA: Ascânio Jatobá, psicoterapeuta junguiano; Milton Maciel, escritor e autor de Dreams, Your Cosmic Consciousness (sem tradução para o português) e Jefferson Allan, fundador do site SonhosBr (www.sonhosbr.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário